Feed RSS – O que é? Para que server?


O que é FEED?
Quem nunca se deparou com aquele ícone laranja espalhado nos mais variados blogues e sites na internet? Ao clicar ali, você estará assinando o RSS daquele site. Isso significa que, a partir daquele momento, você poderá ler ou ver todas as atualizações de conteúdo realizadas naquele site sem, necessariamente, ter que acessá-lo. Em outras palavras, assinando RSS e utilizando um agregador você lê somente o que te interessa.
A tecnologia do RSS permite que os usuários da internet se inscrevam em sites que forneçam feeds RSS. As maiores agências de notícias como Reuters, CNN e BBC iniciaram o uso dos feeds ainda no início do ano 2000, ao permitir que outros sites incorporassem seus resumos e notícias, respeitando algumas regras e acordos de uso.
Os leitores RSS para web não exigem nenhum conjunto de programa (software) e trazem os feeds dos utilizadores para qualquer computador com acesso web disponível. Se inscrever a um feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.
Os agregadores, como o próprio nome diz, agregam todos os feeds assinados, formando um grande índice de temas de interesse daquele indivíduo. Sob o comando do usuário ou automaticamente, esses agregadores se conectam aos sites em busca das atualizações. Dessa maneira, a pessoa pode se manter atualizada e bem informada lendo os feeds assinados, sem precisar navegar pelos sites.
Nos bons agregadores é possível organizar a informação de maneira personalizada, reunindo- as e classificando-as de acordo com a sua personalidade. É como se você montasse a primeira página de um jornal. Quais as informações de destaque? Quais os principais cadernos? Quais os principais colunistas, jornalistas ou blogueiros?
Nos dias de hoje que tempo é quase um artigo de lixo, selecionar as informações e sites que interessam e ler as principais notícias e atualizações em um agregador é mais do que necessário.
Se você ainda não é assinante de nenhum RSS, comece já!

Redes Sociais – Qual a Importância em Nossas Vidas?


Redes Sociais
As redes sociais na Internet foram ferozmente popularizadas há uns cinco anos atrás. A primeira de elas a atingir níveis estratosféricos de público foi certamente o Orkut, pelo fato de ter feito um enorme sucesso em pelo menos três países de grande densidade demográfica — EUA, Brasil e Índia. A seguir, o Facebook chegou à rede com uma interface muito mais interativa e atraente. O seu formato foi tão bem aceito que, a exemplo de outras interfaces, como a plataforma Wiki e o sistema operacional Linux, o mesmo encontra-se aberto para ser usado por qualquer pessoa.


Esse sistema é conhecido como OpenSocial. Isso significa que, a exemplo dos Wikis, qualquer usuário interessado pode criar a sua própria rede social. Uma faculdade, por exemplo, pode criar um site para pôr em contato todo o corpo discente, de todos os cursos, incluindo os ex-alunos, sem ter que usar o Facebook para isso. Um dos principais atrativos das redes sociais, no início, foi exatamente encontrar amigos de longa data com quem não se falava há muito, ou reunir, num único lugar, os membros de uma família, além de ser uma forma mais eficiente de fazer novas amizades do que as salas de bate papo, muito usadas nos anos 90.
Atualmente, as redes sociais são bastante usadas para reunir grupos de interesses semelhantes. No Orkut, o usuário pode tornar-se membro das comunidades existentes, nos mais variados assuntos, desde celebridades e seriados de TV a disciplinas da escola ou de manias, como «Eu odeio Segunda-feira». No Facebook e em outros como Hi5 e Sonico, há aplicativos que mantém os membros mais tempo conectados na Internet, como joguinhos e passatempos, além de álbuns de foto, agenda, lembretes de aniversário e compromissos, entre outras. Muitos já usam páginas de redes para adquirir produtos também. Um exemplo curioso é o Fregie, um grupo do Yahoo que pode ser usado como uma wiki, no sentido de estar aberto ao público. Cada cidade no mundo pode criar o seu próprio grupo, que é usado unicamente para doar ou conseguir algo de que se precisa, sem nenhum valor monetário envolvido — esse ponto é obrigatório. Na home, o usuário encontra ofertas e pedidos dos mais variados, como aparelhos velhos que não estejam mais sendo usados por seus donos e que outros gostariam de ter.
A grande sensação do momento, no entanto, é o Twitter, que levou as redes sociais para o celular e computadores de mão. Apesar do número limitadíssimo de espaço para escrever – cerca de 180 caracteres de cada vez — muitos acompanharam os apagões no Rio e em São Paulo através dele, mostrando que ele é uma poderosa ferramenta de jornalismo cidadão instantâneo. Algumas redes sociais são bem mais sóbrias, como o LinkedIn, muita usada em termos profissionais. Mas esse modelo de interação social através da Internet invadiu outros aspectos importantes da vida das pessoas. É comum empresas despedirem/contratarem pessoal baseado no que encontram nas páginas pessoais do candidato.

Navegadores e sua Evolução – IE x Chrome x Firefox

Programas de interface simples que possibilitam a interação de usuários com arquivos dos mais variados tipos disponibilizados na web (as famosas páginas da internet) que interagem com vários tipos de linguagens simples e complexas como HTML, PHP, ASP e CSS. Estes são os famosos browsers ou navegadores de que tanto se comenta atualmente.

Basicamente, os navegadores mais famosos são: Internet Explorer (também conhecido como IE), Mozilla Firefox e o Google Chrome (como o próprio nome não nos deixa mentir, o navegador desenvolvido pelo Google). São muitos outros navegadores existentes no mercado, porém iremos falar dos principais, que são os três citados acima.
Primeiramente, o Internet Explorer. O mais famoso dos navegadores e também o mais odiado pelos usuários avançados de internet. O internet Explorer teve uma maior atuação no mercado, pois já vinha instalado nas versões do Windows disponíveis para a venda.
No início da internet, era o navegador mais usado no mundo, porém suas falhas de segurança e a falta de compatibilidade com inúmeros tipos de linguagem fizeram com que o IE fosse sendo cada vez mais odiado, principalmente pelos desenvolvedores de sites que penavam para que os mesmos ficassem compatíveis com o mesmo.
O IE tem prometido muito com suas novas versões, e parece que tem melhorado categoricamente todos os defeitos de suas antigas. Já o Mozilla Firefox, surgiu em 2004, com a promessa de derrubar todos os defeitos trazidos pelo internet Explorer. Um programa acessível por muito tempo e maior concorrente do Internet Explorer. Apresentava compatibilidade com todas as linguagens, o que tornou a vida dos desenvolvedores muito mais fácil. Foi o primeiro navegador a inserir o conceito de plugins, o que é copiado até hoje pelos concorrentes e principal motivo da criação de uma campanha anti IE pelo mundo. Seu único problema era que exigia uma configuração um pouco mais avançada nas máquinas onde estava instalado.
E, para finalizar, o Google Chrome que surgiu em 2008 e só veio a acrescentar ao mercado. Um navegador no mesmo estilo do Firefox, que não exigia muito das máquinas em que era instalado e que também inseriu os conceitos de abas de navegação, o que permitia uma interface muito mais rápida e prática para os usuários. Apresenta alguns bugs, porém nada que difere muito de seus concorrentes.


Este é um espaço virtual criado, para que você possa postar suas dúvidas, opiniões e interagir com os possíveis desdobramentos sobre pontos de interesse nos variados assuntos, que serão tratados com o estudante de Redes de computadores Samuel Alves Rodrigues.

Aproveite, comente e me deixe conhecer sua opinião para fazermos juntos
um Blog cada vez melhor.

Abraços!

FALE CONOSCO

A sua colaboração para a melhoria deste site é importante para nós, envie-nos sugestões, criticas e informações ou entre em contato pelos telefones:
contato:samuelalvesr@gmail.com
ou (038) 9229-0887

Proteja o prompt de comando de curiosos

Imagine que você conheça muito pouco sobre o windows e que algum espertinho venha mexer no seu computador. E você não tendo a menor noção do que um espertinho com más intenções pode fazer ao utilizar o prompt de comando. Você pode evitar isso bloqueando o acesso ao prompt da seguinte maneira.



Clique em Iniciar -> Executar, digite gpedit.msc e aperte Enter. Na janela Diretivas De Grupo navegue no seguinte caminho Configuração do Usuário \ Modelos Administrativos \ Sistema na coluna da esquerda.

E dê duplo clique em Impedir Acesso ao prompt de comandos na coluna da direita. Na janela de Propriedades surgirá e você precisará configurar para a opção Ativado e na pergunta escolher Sim. E em seguida clique em Aplicar e depois OK.


Ao ativar esta dica, o prompt de comando estará inacessível. Experimente você mesmo. No menu iniciar -> Executar digite cmd e dê Enter. Uma mensagem de bloqueio surgirá ou o prompt aparecerá com a seguinte mensagem " O prompt de comando foi desativado pelo Administrador.." ou seja, não funcionará de maneira alguma, isso impede o acesso de expertinhos e curiosos.


Se você gostou desta dica considere assinar os feeds e receber mais no email, obrigado pela visita.

Como iniciar prompt de comando direto numa pasta no windows vista

Esta dica é para ensinar como abrir o prompt de comando do windows vista direto de uma pasta. Um procedimento como esse já evita de você ter que navegar pelas pastas através de comandos no prompt, a maneira é bem simples, pois o windows vista já vem com esse atalho embutido através da tecla Shift do seu teclado. Muito útil para os fanáticos pelo prompt (cmd).



Para abrir o prompt de comando na pasta desejada faça o seguinte:

Para ativá-lo, apenas segure a tecla Shift quando você der um clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta, criando um novo item no menu "Abrir janela de comando aqui", no caso se seu windows estiver em inglês "Open Command Windows Here". E em seguida basta selecionar o novo item.

Dessa maneira o prompt de comando será aberto na pasta desejada.

Comandos para navegar no prompt de comando

Para que você possa navegar no prompt de comando existem vários comandos para este fim. Através deles é possível navegar entre pastas, criá-las, excluí-las e executar outras tarefas. No próprio prompt de comando você poderá consultar esses comandos, veja como:

Acesse o menu iniciar, clique em Executar, digite cmd e aperte Enter.


Com o prompt acionado, digite help e dê Enter.


Enfim você poderá conferir uma imensa lista de comandos para navegar no prompt de comando. Uma informação mais detalhada de cada comando poderá ser exibida se você digitar o comando mais "/?" . Exemplo: cd /? (com espaço).


Por uma questão de consulta é recomendado utilizar este método para que você saiba os detalhes necessários de cada função de um determinado comando. O prompt de comando existe em todas as versões do Windows.

Windows 8 terá suporte ao USB 3.0

Em breve ao mercado brasileiro, o Windows 8 nos trará uma importante atualização no sistema, o suporte ao USB 3.0. O novo sistema operacional da Microsoft integrará um built-in USB 3.0 para uma ampla gama de hardware mais recente, dispositivos de rede como hubs e outros dispositivos móveis.

O sistema operacional apresenta uma nova pilha de software melhorado para suporte a USB 3.0. É, além disso, ainda apresentará uma coletânea de software de USB antigos para suportar dispositivos USB antigos. Os utilizadores individuais ou empresas agora podem facilmente criar drives virtuais USB e transferir dados 10 vezes mais rápido do que o anteriormente, a funcionalidade USB 2.0. Tal compatibilidade do dispositivo avançado USB e velocidade de transferência de dados estão ausentes do Windows 7.

Em resumo, isto significa que a partir dos próximos anos todos os computadores desenvolvidos já irão possuir portas USB 3.0, estima-se que até 2015 todos já possuirão este recurso.

Navegue rapidamente na internet


Para que você possa utilizar toda sua banda para navegar rapidamente, é necessário fazer a seguinte configuração:



No menu Iniciar clique em Executar, digite gpedit.msc . Em configuração do computadorprocure por Modelos Administrativos e em seguida clique em Rede. Em seguida selecioneAgendador de Pacote QoS.



Na esquerda do painel dê duplo clique em Limite de reserva de banda ou Limitar largura de banda reservável. Na janela de Propriedades você deverá Ativar marcando a opçãoAtivado, por padrão, o Agendador de pacotes limita o sistema a 20% da largura de banda da conexão, mas isso só acontece quando nada é configurado, você deverá colocar para 0, com isso nada será reservado e o seu sistema utilizará 100% da largura de banda. Depois clique em OK .


Depois de configurar a reserva de banda, vá até suas conexões no seu Painel de controle. Na sua conexão local como na figura abaixo clique com botão direito e selecione Propriedades, na aba Geral marque a opção Agendador de Pacote QoS e clique OK. Após isso reinicie seu computador para a configuração tenha seu efeito.



Caso você queira fazer isso em uma rede de computadores, é necessário que esse procedimento seja feito em cada computador da rede. Se você gostou deste post assine os Feeds e receba mais no seu email.

Desativando o relatório de erros


O sistema windows XP sempre nos alerta com o relatório de erros quando acontece uma falha de execução de aplicativo, ele abre uma janela perguntando se você quer enviar os relatórios para a microsoft analizar. Agora imagine com quantos mais usuários isso ocorre, então não pense que a microsoft vai analisar o seu relatório, a verdade é que isso nunca funcionou. Para que o usuário não se sinta incomodado com esse aplicativo de relatórios basta desativá-lo de uma maneira bem simples:



Clique com botão direito em Meu computador no seu windows explorer, em seguida selecione Propriedades, navegue até a aba Avançado ilustrada abaixo.


Nesta janela clique em Relatórios de Erros. Na janela que surge verifique se Desativar relatório de erros está marcado, caso não marque a opção, e em seguida desmarque a opção Notificar-me quando ocorrerem erros críticos.



Configure a memória virtual do XP

Muita gente já ouviu falar de memória virtual, mas não tem a menor idéia sobre o que ela pode fazer. Ela nada mais é do que uma maneira útil de utilizar espaço do disco rígido para emular a memória RAM (memória física do seu computador). Assim você pode executar mais programas e pode lidar com dados do que seu computador realmente possui capacidade física para suportar.



Se o seu sistema se apóia na memória RAM, o windows XP conseguirá reestruturar mais espaço no drive na forma de memória virtual. Caso haja bastante memória RAM no seu computador, pouco espaço no drive será necessário e, dessa forma nenhum dado para o disco rígido precisa ser transferido.

Como exemplo é possível evitar a transferência com o disco desativando a memória virtual, mas isso só pode ser feito se você tiver bastante memória RAM disponível. Mesmo assim, é sempre bom deixar um pouco de memória virtual disponível para evitar que o sistema sofra com a falta de memória RAM.

Para configurar a memória virtual faça o seguinte:

Acesse o menu Iniciar, clique em Painel de Controle, acesse o ícone sistema. Na janela de propriedades do sistema navegue para a aba Avançado, nesta aba, em Desempenho clique em Configurações.

Propriedades do sistema
Na janela Opções de Desempenho, na aba Avançado, em Memória Virtual clique emAlterar.

Opções de desempenho do XP
Na janela de memória virtual você pode configurar de 3 maneiras:


- Se preferir alterar a quantidade de espaço basta selecionar Tamanho Personalizado e definir o tamanho mínimo e máximo.

- Se quiser que o próprio windows XP uso tudo automatimente clique em Tamanho gerenciado pelo sistema.

- Já para não utilizar memória virtual, o que não é recomendado, principalmente quando se tem pouca memória RAM, clique em Sem arquivo de paginação.

Melhorar memória virtual do windows XPApós concluir as alterações clique em Definir para salvá-las. 

Concluindo, memória virtual é necessária até quando se tem bastante memória RAM, do contrário é obrigatório o uso dela para que o sistema não perca sua linha de desempenho estável. 

Se você gostou desta assine nossos feeds para recebê-las em seu e-mail. Obrigado pela sua visita.

Crie rapidez de acesso aos Programas

É possível criar uma certa rapidez aos programas que pode até ser inperceptível mas que ajuda no desempenho na execução dos seus programas. Mostrarei como fazer isso:



Clique no menu Iniciar -> Executar, digite regedit e dê Ok. Abrirá o registro do windows e você precisará acessar seguinte caminho HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ FileSystem , ao acessar, na coluna da direita você deverá criar um novo Valor Dword assim:

editor de registro
Acesse o menu editarNovo , Valor Dword. Na janela Editar valor DWORD, no campo Nome do Valor digite ContigFileAllocSize. No campo Dados do valor digite 200 e marque a opçãoHexadecimal e clique OK. Em seguida feche o registro do windows e reinicie o computador. Após essa configuração o computador desempenhará com mais rapidez o acesso a arquivos nos discos rígidos e consequentemente a execução dos programas.

rapidez de acesso aos programas
Experimente esta dica, se você gostou desta dica considere assinar os feeds para receber muito mais dicas no seu email. Obrigado pela sua visita.

Como retirar a tela de boas vindas do windows vista

Esta dica é bem simples. Para retirar a tela de boas vindas do sistema acesse o painel de controle e clique em Centro de Boas Vindas. Ao abrir a janela basta desmarcar a caixaExecutar durante a inicialização no canto inferior da tela.



Configurado desta maneira o sistema carrega mais rapidamente.

Melhore o acesso à Internet

Esta dica só serve para usuários que utilizam conexão ADSL ou conexão a cabo. Você pode otimizar o acesso a internet realizando o procedimento a seguir:
Clique no Menu Iniciar-> Executar, digite regedit e dê Enter. No Editor do Registro navegue no seguinte caminho HKEY_LOCAL_MACHINE/ SYSTEM / CurrentControlSet / Services / Tcpip / Parameters.
editor de registro do windows xp
Em seguida modifique ou crie se necessário o valor da chave DWORD. Caso precise criar acesse o Menu Editar, escolha Novo e Valor DWORD.
melhorar acesso à internet
No caminho citado anteriormente crie o valor DWORD para:
EnablePMTUBHDetect e coloque o valor 1.
GlobalMaxTcpWindowSize e coloque o valor 8000.
Ainda não acabou, agora você irá navegar para HKEY_USERS / DEFAULT / Software / Microsoft / Windows / Current Version / Internet Settings e criar os seguintes Valores DWORDs.
- MaxConnectionPerServer e colocar valor para 4.
MaxConnectionPer1_0Server e colocar valor para 4.
Concluindo, estas dicas servem para melhorar o acesso. Não confunda com "aumentar banda", mas que isso é indispensável para qualquer computador que use conexão de banda larga. Se você gostou desta dica assine os Feeds e receba muito mais no seu email.