
Quem nunca se deparou com aquele ícone laranja espalhado nos mais variados blogues e sites na internet? Ao clicar ali, você estará assinando o RSS daquele site. Isso significa que, a partir daquele momento, você poderá ler ou ver todas as atualizações de conteúdo realizadas naquele site sem, necessariamente, ter que acessá-lo. Em outras palavras, assinando RSS e utilizando um agregador você lê somente o que te interessa.
A tecnologia do RSS permite que os usuários da internet se inscrevam em sites que forneçam feeds RSS. As maiores agências de notícias como Reuters, CNN e BBC iniciaram o uso dos feeds ainda no início do ano 2000, ao permitir que outros sites incorporassem seus resumos e notícias, respeitando algumas regras e acordos de uso.
Os leitores RSS para web não exigem nenhum conjunto de programa (software) e trazem os feeds dos utilizadores para qualquer computador com acesso web disponível. Se inscrever a um feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.
Os agregadores, como o próprio nome diz, agregam todos os feeds assinados, formando um grande índice de temas de interesse daquele indivíduo. Sob o comando do usuário ou automaticamente, esses agregadores se conectam aos sites em busca das atualizações. Dessa maneira, a pessoa pode se manter atualizada e bem informada lendo os feeds assinados, sem precisar navegar pelos sites.
Nos bons agregadores é possível organizar a informação de maneira personalizada, reunindo- as e classificando-as de acordo com a sua personalidade. É como se você montasse a primeira página de um jornal. Quais as informações de destaque? Quais os principais cadernos? Quais os principais colunistas, jornalistas ou blogueiros?
Nos dias de hoje que tempo é quase um artigo de lixo, selecionar as informações e sites que interessam e ler as principais notícias e atualizações em um agregador é mais do que necessário.
Se você ainda não é assinante de nenhum RSS, comece já!
0 comentários:
Postar um comentário